Seja bem-vindo
Matinhos,25/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

3ª Caminhada Contra o Feminicídio reúne centenas de pessoas em Matinhos

A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Assistência Social de Matinhos, por meio do Departamento da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


3ª Caminhada Contra o Feminicídio reúne centenas de pessoas em Matinhos A 3ª Caminhada contra o Feminicídio mostrou a voz de Matinhos contra a violência a mulher.

Na manhã desta terça-feira, 22 de julho de 2025, o município de Matinhos foi palco de uma manifestação que mobilizou o centro da cidade em um forte apelo contra a violência contra a mulher. A 3ª Caminhada Contra o Feminicídio reuniu centenas de pessoas em um ato de conscientização e protesto diante do alarmante crescimento dos casos de feminicídio no Brasil.


A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Assistência Social de Matinhos, por meio do Departamento da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e contou com a participação de diversas autoridades e lideranças femininas. Estiveram presentes a prefeita em exercício, Dona Lígia Duarte; a diretora da Secretaria de Assistência Social, Sandra Rodrigues; a coordenadora do Departamento da Mulher, Natane Borba; a secretária de Turismo, Kássia Novochadlo; a secretária de Educação, Célia Amaral; o secretário de Segurança, Durval Tavares Jr. e a vereadora Hirma da Saúde, entre outros representantes do poder público e da sociedade civil.


A concentração teve início às 11h30 na Praça Central, de onde os participantes seguiram pelas ruas do centro entoando palavras de ordem contra a violência de gênero. A caminhada chamou a atenção de moradores, comerciantes e transeuntes, encerrando-se novamente na Praça Central com um emocionante momento de reflexão silenciosa — ao som de uma corneta — em homenagem às vítimas de feminicídio.


Durante o evento, a diretora da Secretaria de Assistência Social, Sandra Rodrigues, destacou a importância da mobilização:

“Em Matinhos, estamos reunidos para chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância do combate à violência contra a mulher. A Prefeitura criou, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Departamento da Mulher, que atua na orientação, acolhimento e recebimento de denúncias. Trabalhamos de forma integrada com a equipe de segurança pública, a Patrulha Maria da Penha e também com ferramentas como o Botão do Pânico. Contamos com total apoio do prefeito Eduardo Dalmora e da secretária de Assistência Social, Dona Eunice, para ampliar e fortalecer essa rede de proteção em defesa da vida das mulheres.”


A ação reafirma o compromisso da administração municipal de Matinhos com a defesa dos direitos das mulheres, o enfrentamento à violência e a promoção de políticas públicas que garantem acolhimento e segurança para todas.


Kássia Novochadlo, secretária de Turismo de Matinhos (à esquerda na foto) e Célia Amaral, secretária de Educação da Prefeitura de Matinhos (à direita).

“ O Brasil é o país onde mais cresce o feminicídio considerando o mundo. Uma mulher morre por dia no Brasil. Esse é um número muito preocupante, alarmante, que faz acender aquela luz vermelha de que a gente está falhando enquanto sociedade e como Justiça também. Então, o trabalho de concientização contra a violência a mulher é de suma importância. Os órgãos públicos têm essa responsabilidade e esse dever, assim como a sociedade tem o dever de apoiar esse tipo de iniciativa, lembrando a importância que tem uma sociedade unida com o poder público.” Palavras de Kássia Novochadlo.

Abaixo, a opinião de Célia Amaral – Secretária de Educação:

"O significado dessa manifestação vem para restabelecer os direitos da mulher e o respeito. Falando como educadora, em termos de educação, isso é fundamental. Esse papel, começa na família. Então, toda essa caminhada, onde a mulher puxa o papel importante da própria mulher, na construção da família, é fundamental para a conscientização das famílias e da sociedade sobre isso.”


Natane Borba - Departamento da Mulher da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Matinhos.

“Nós estamos aqui pelas vítimas de feminicídio de Matinhos, pelas vítimas de nosso estado, de nosso Brasil e de nosso mundo. Nós temos que erguer essa bandeira de luta contra qualquer tipo de violência. Seja psicológica, seja moral, seja patrimonial, seja política, seja sexual. Nós temos que acabar com essas violências. As mulheres precisam se unir cada dia mais.”




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.