GOVERNO DO PARANÁ HOMENAGEIA STEPHANES PAI E FILHO POR AVANÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Entre suas inovações na administração pública, destaque para a criação da Paraná Previdência, do Sistema de Assistência àSaúde (SAS) e mecanismos de controle dos gastos públicos, como o pregão eletrônico
Valéria Palombo - Assessoria de Imprensa/Deputado Stephanes Júnior O deputado federal Reinhold Stephanes Júnior e seu pai, o ex-ministro Reinhold Stephanes, receberam esta semana, em Curitiba, diplomas de reconhecimento e mérito institucional do governo do Paraná pelos serviçospara consolidar as políticas da administração pública do estado. A homenagem fez parte doevento realizado no Palácio das Araucárias, sob o comando do secretário Luizão Goulart, para comemorar os 50 anos da Secretaria da Administração e Previdência do Estado do Paraná (SEAP).

"Eu era um guri e tive uma equipe de alto nível", disse o deputado Stephanes Júnior, convidado a falar em nome de seu pai e dosdemais quatro ex-secretários homenageados. A convite do então governador Jaime Lerner, ele foi secretário por duas vezes, a primeira aos 30 anos, o mais jovem no cargo. "Foi um jovem visionário", lembrou-se a diretora geral Maria Carmen Albanske. Entre suas realizações, ela citou a estruturação da Paraná Previdência e do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), que atende à saúde do funcionalismo público estadual.
"A criação da Paraná Previdência marcou a minha história e a de todos vocês porque ela garante os pagamentos das pensões e aposentadorias dos servidores", afirmou Stephanes Júnior, para a plateia de funcionários e autoridades. No evento, ele representou o pai, que foi um administrador maravilhoso, na definição da diretora Maria Carmen, que vivenciou grande parte dos 50 anos de história da SEAP. Ela destacou o papel do ex-ministro na criação de mecanismos de controle dos gastos públicos, como o pregão eletrônico.
Em seus discursos, o governador Ratinho Júnior, por meio de vídeo, e o secretário Luizão Goulart, também valorizaram o papel da Paraná Previdência na gestão do estado. O governador disse que a instituição se destaca como a melhor do País e que os demais serviços da secretaria já garantem para o estado "o selo de excelência em transparência e prestação de contas" por três anos consecutivos. Luizão ressaltou que a secretaria tem avançado ao longo dos anos e atende a todo a estrutura do estado, com serviços como compras e as contratações dos servidores que implementam as políticas públicas.

Os ex-secretários Fernando Fontana, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani e Dinorah Botto Portugal Nogara também compareceram e foram homenageados pelas contribuições comosecretários, como os ex-governadores João Elysio Ferraz de Campos e Mário Pereira. Em 2025, a SEAP vem colecionando feitos marcantes, como a maior regularização imobiliária em massa do Brasil e a arrecadação anual mais alta com leilões de veículos oficiais nos últimos cinco anos, com R$ 10,4 milhões. Abriu 615 novas vagas de concurso e emitiu mais de 72 mil certificados de capacitações.





COMENTÁRIOS