Eduardo Stephanes entrega prêmio à Entidade Social do Ano durante a 36ª Semana do Voluntariado Paranaense
Representando o pai, o deputado federal Reinhold Stephanes Júnior, o advogado Eduardo Stephanes participou da cerimônia e entregou o prêmio de Entidade Social do Ano ao Instituto Social Vó Durvina
Quarta geração de voluntários e colaboradores do Consesp, Eduardo Stephanes entregou o Troféu União à entidade social do ano, Instituto Vó Durvina, nas mãos da presidente, Carmem Lúcia Ferreira da da diretora, Amanda Meza. Evento realizado em Curitiba homenageou instituições e voluntários que fazem a diferença no Paraná; Instituto Social Vó Durvina foi o grande destaque da noite
Curitiba – Cerca de 200 pessoas participaram na última sexta-feira (26) da solenidade de encerramento da 36ª Semana do Voluntariado Paranaense, promovida pelo Conselho de Entidades Sociais do Paraná (Consesp). O evento ocorreu nos salões da Igreja Presbiteriana de Curitiba e reuniu representantes de diversas instituições sociais e voluntários de longa data.

Representando o pai, o deputado federal Reinhold Stephanes Júnior, o advogado Eduardo Stephanes participou da cerimônia e entregou o prêmio de Entidade Social do Ano ao Instituto Social Vó Durvina, vinculado à Associação Cristã Presbiteriana (ACP), localizada no bairro Santa Cândida.
“Meu avô, ministro Reinhold Stephanes, e meu pai são voluntários históricos do Consesp. É uma honra representar três gerações da minha família neste compromisso com o voluntariado”, destacou Eduardo Stephanes. Ele também lembrou da bisavó, Lili Stephanes, voluntária do CVV (Centro de Valorização da Vida), homenageado anteriormente com o Troféu União.

A presidente do Instituto Social Vó Durvina, Carmem Lúcia Ferreira, recebeu o troféu com orgulho. “Nosso trabalho é voltado principalmente a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Um dos nossos maiores orgulhos é o projeto de apoio ao Enem, com alunos conquistando aprovações em universidades”, afirmou.

Durante o evento, também foi homenageado o voluntário do ano, Ary Ferreira Pedroso, de 91 anos. Com 46 anos dedicados ao voluntariado, ele atua como vice-presidente do Centro Social Santa Rosa de Lima e é responsável pela captação de doações para famílias carentes de Curitiba e região. “Já fiz de tudo como voluntário. O segredo é nunca parar”, disse Ary, que iniciou sua trajetória como escoteiro. Sua filha, Vilmari, também segue seus passos como voluntária.

A cerimônia teve participação musical da artista Eliane Cortês e contou com uma palestra da publicitária, escritora e agente cultural Cris Rochavetz, especialista em valores humanos. Ela também participou de uma atividade na UniCuritiba durante a semana, discutindo o papel do voluntariado como agente transformador da sociedade.
A presidente em exercício do Consesp, Rute Yamasaki, relembrou sua atuação na fundação do conselho e na criação da Lei Estadual 9.315/90, que instituiu a Semana do Voluntariado. “Precisamos valorizar quem transforma realidades com amor e comprometimento”, afirmou.
Ao final do evento, os participantes puderam confraternizar com um café colonial. Em clima de gratidão e solidariedade, ficou claro que, como disse “seu Ary”, sem o voluntariado, a vulnerabilidade social seria ainda maior.





COMENTÁRIOS