7 de Setembro em Curitiba 6,5 mil pessoas desfilam no dia da Independência
A solenidade contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do comandante da 5ª Divisão do Exército, general Ricardo José Nigri, além de secretários de Estado, autoridades civis e militares.
203 anos da Independência: 6,5 mil pessoas desfilam no 7 de Setembro em Curitiba Foto: Jonathan Campos/AEN Milhares de pessoas acompanharam, neste domingo (7), em Curitiba, o tradicional desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. O evento, realizado na Avenida Cândido de Abreu, reuniu 6,5 mil participantes entre estudantes, entidades civis e forças militares e de segurança pública.

203 anos da Independência: 6,5 mil pessoas desfilam no 7 de Setembro em Curitiba.Foto: Jonathan Campos/AEN
A solenidade contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do comandante da 5ª Divisão do Exército, general Ricardo José Nigri, além de secretários de Estado, autoridades civis e militares. O general abriu o desfile a bordo de um blindado Guarani, após a revista às tropas.


Para Piana, a data reforça o sentimento de união e patriotismo. “Este belo desfile relembra a todos nós a celebração da liberdade e dos esforços de cada brasileiro para manter viva nossa pátria”, afirmou.


O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a importância de transmitir o civismo às novas gerações. Já o secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que a Independência deve ser vista como símbolo de união nacional acima de ideologias.
Participações
O desfile cívico reuniu Liga de Defesa Nacional, escoteiros, grupos de fanfarra e estudantes de colégios cívico-militares. Na ala militar, estiveram presentes a Legião Paranaense do Expedicionário, Forças de Paz, Exército, Marinha, Aeronáutica, além das forças de segurança pública do Estado – Polícias Militar, Civil, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais.
A programação também incluiu a apresentação motorizada com caminhões, blindados, tanques do Exército e veículos históricos, como a viatura Alto Bomba Vapor 02 (ABV02), de 1929, do Corpo de Bombeiros. O desfile ainda contou com a cavalaria do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio e apresentações aéreas com aeronaves do Projeto Falcão.

O encerramento ocorreu com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria, que havia sido aceso em Brasília no início da Semana da Pátria.
Segurança e monitoramento
Para garantir a tranquilidade do evento, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) atuou com cerca de 800 câmeras distribuídas em todo o Paraná, auxiliando nas decisões operacionais durante a celebração.
Público e homenagens
O desfile foi prestigiado por famílias que fizeram questão de acompanhar seus filhos. O analista judiciário Clémerson Keiber destacou o orgulho de ver seus dois filhos desfilando. Já o policial militar Marcos Vanderlei Tkadz afirmou que a data mantém viva a importância do patriotismo.
Autoridades presentes
Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estavam o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; o comandante da PM, coronel Jefferson Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antonio Hiller; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockenbach; a diretora-geral da Polícia Penal, Ananda Chalegre; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochoki; além do senador Sergio Moro, da deputada federal Rosângela Moro e do deputado estadual Fábio Oliveira.
Fonte: Agência Estadual de Notícias / Governo do Estado do Paraná





COMENTÁRIOS